quinta-feira, 19 de março de 2009

LEITURA EXPRESSIVA





Lembre-se de que, ao nos comunicamos oralmente, nossa fala tem mais “eficiência comunicativa” quando tem maior expressividade; pois assim conseguimos prender a atenção dos ouvintes. Seguem abaixo algumas dicas para uma boa leitura.

- Leia, silenciosamente, o texto atentamente.
- É fundamental compreender o que se lê.
- Leia o texto para alguém de sua família ou algum colega e conte o que você compreendeu.
- Se possível, treine a leitura do texto em voz alta, em casa. Inicialmente, treine sozinho(a), depois, faça apresentações para alguma(s) pessoas de sua família ou colega e peça a opinião dele(s).
- Durante a apresentação para a turma, evite olhar para o papel, procure olhar, alternadamente, para o texto e para o público.
- Capriche no aspecto sonoro da fala:

a) Leia em ritmo adequado (não muito lento nem muito acelerado).

b) Fale em tom de voz firme, pronuncie com clareza as palavras que compõem as frases e procure não vacilar, não “enroscar” na leitura. É preciso estar seguro. (Para isso é fundamental o treino antecipado).

c) Faça pequenas pausas na leitura, para os ouvintes terem tempo de pensar no que você está dizendo e também para aumentar a expectativa deles.

d) Dê ênfase a palavras e expressões mais importantes, pronunciando-as em tom de voz um pouco mais alta.

e) Os gestos corporais (de mãos, braços, cabeça) e expressões do rosto são importantes numa exposição oral; procure usá-los, combinando-os com sua fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário